26 de junho de 2012

As Formigas

As formigas e os carreiros- fotografia - Junho 2012

As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos.[1] São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade
(…)

Embora nem todas as espécies de formigas construam formigueiros, muitas fazem autênticas obras de engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais – para o armazenamento de alimentos, para a rainha, o “berçário”, onde são tratadas aslarvas, etc.
As sociedades das formigas são organizadas por divisão de tarefas, muitas vezes chamados castas. As tarefas podem ser distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade do indivíduo.
(…)
Comunicação
As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas, esses sinais de mensagens são mais desenvolvidos na espécie das formigas que em outros grupos de himenópteros. Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas. Quando uma obreira encontra comida ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia.
(…)
Fonte :wikipedia

anA 

2 comentários:

Luis disse...

eh! tanta formiguinha.
Formiguinha,formiguinha...

anA disse...

Neste caso são Formigonas...