31 de maio de 2012

Pico da Antónia

Pico da Antónia (noite)- Acrílico sobre papel - 2009

Pico da Antónia, com 1.394 m de altitude, é o ponto mais elevado da ilha de Santiago, no arquipélago de Cabo Verde.
Tem origem vulcânica e fica situado a 5 km a sudeste da Assomada, a 3,5 km a sul de Picos, a 5 km a oeste-sudoeste de João Teves e a 7 km a oeste-noroeste de São Domingos numa das cordilheiras de montanhas que atravessam o interior da ilha. Mais a norte fica situada a Serra da Malagueta. A montanha serve de fronteira entre os concelhos de São Salvador do MundoSão Lourenço dos Órgãos e Ribeira Grande de Santiago.
O pico e a área circundante formam o Parque Nacional do Pico da Antónia.

Fonte: Wikipédia
anA

26 de maio de 2012

Horizonte gelado

Horizonte gelado- Acrílico  tela - 16x21 cm 

Em 1500, o Rei D. Manuel I de Portugal terá enviado Gaspar Corte-Real à descoberta de terras e de uma "Passagem do Noroeste para a Ásia". Corte-real chegou à Gronelândia pensando ser a Ásia, mas não desembarcou. Fez uma segunda viagem à Gronelândia em 1501, com o seu irmão Miguel Corte-Real e três caravelas. Encontrando o mar gelado, mudaram e rumo para Sul, chegando à terra que se pensa ter sido Labrador e Terra Nova.[4]
Dinamarca-Noruega reafirmou a sua reivindicação latente para a colônia em 1721. Após as Guerras Napoleônicas, separou-se a Noruega da Dinamarca por exigência do congresso de Viena, através daquele que ficou conhecido comotratado de Kiel (1814). A Noruega uniu-se então à Suécia, situação que perduraria até 1905. A Dinamarca manteve as colônias da Islândia, ilhas Feroé e Gronelândia. Governou também a Índia Dinamarquesa (Tranquebar) de 1620 a 1869, aCosta do Ouro dinamarquesa (Gana) de 1658 a 1850 e as Índias Ocidentais dinamarquesas (as ilhas Virgens Americanas) de 1671 a 1917.
Fonte -Wikipédia


anA

25 de maio de 2012

Homenagem a Victor Lages


Video streaming by UstreamA Inauguração da Exposição de Homenagem ao Pintor Victor Lages, será apresentado pelo crítico de arte José-Luís Ferreira, seguido de uma performance de dança por Joana Completo e Gréta Nemes, poesia dita por César Salvado e música do grupo "Os Maranus" composto por José Augusto Coelho, Artur Alves, João Franco e Marcolino Pinheiro.





20 de maio de 2012

Fósforo

Fósforos -  Objecto - ano 2010 


Por sua etimologia barbara significa "luz pequena" e provém do latim "phosphorus", que por sua vez se originou no grego "phosphoros", formada de "phos" (luz) e do sufixo "phoros"(portador).


O fósforo é um mineral essencial para o metabolismo do organismo animal onde possui um papel muito importante no desenvolvimento e manutenção das estruturas ósseas
(...)
Os compostos de fósforo intervêm em funções vitais para os seres vivos, sendo considerado um elemento químico essencial. O fósforo tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato.
A falta de alguns fosfatos prejudica muito a qualidade de vida e em diversos casos acarreta doenças associadas a senilidade e senescência:
(...)

O ácido fosfórico concentrado, que pode conter entre 70 e 75% de pentóxido de fósforo (P2O5) é importante para a agricultura, já que forma os fosfatos empregados para a produção de fertilizantes.
(...)

Fonte: Wikipédia












Trabalho exposto na Rua D. Pedro V -Lisboa





15 de maio de 2012

Oceano Pacífico



Acrílico sobre papel fotográfico - 17x23 cm - ano 2012


oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
(...)
Fonte : Wikipédia
anA marques

9 de maio de 2012

Horizonte ao Pôr- do- Sol






Horizonte ao Pôr-do-Sol - Acrílico sobre papel de fotografia - 17x23 cm - ano 2012
A imagem contraria o texto mas, não faz mal!


luz solar não é amarela nem vermelha, é branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores. “A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera”, explica o físico Henrique Fleming, da Universidade de São Paulo. Existem partículas de poeira, poluição e gotículas d’água infiltradas entre as moléculas de gás que compõem a atmosfera. Quando o Sol está alto, as cores formadas por ondas de maior amplitude contornam essas partículas e as moléculas. Mas as menores (o violeta, o azul e o anil) não conseguem se desviar e tombam, espalhando-se. Com isso, tingem o céu de azul e o Sol fica amarelo, que é a soma das cores restantes: o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. À medida que o Sol vai se pondo, seus raios têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos. Afinal, no crepúsculo, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam tombando e se desviando, avermelhando gradativamente o horizonte (embora o resto do céu continue azul). A vermelha é a última onda de luzque consegue cruzar a atmosfera e nos atingir, por isso o astro-rei fica vermelho no pôr-do-sol. Por fim, o céu fica preto com a ausência de luz: não chega mais nenhuma cor e nem se vê mais nenhum espalhamento, pois o Sol está abaixo do horizonte.


Fonte: Super Abril


anA

2 de maio de 2012

Apenas um olhar

Um olhar - Acrílico sobre papel de fotografia - Ano 2012

"No livro dorme quieta a palavra. Pelo olhar ela desperta."

Dizem os poetas que os olhos são o espelho da alma. Os filósofos afirmam que é pelo olhar que expressamos nosso interior e nossas verdadeiras intenções, e um dito popular informa "o olhar diz tudo".

(...)
Flávio Bastos




anA