20 de maio de 2012

Fósforo

Fósforos -  Objecto - ano 2010 


Por sua etimologia barbara significa "luz pequena" e provém do latim "phosphorus", que por sua vez se originou no grego "phosphoros", formada de "phos" (luz) e do sufixo "phoros"(portador).


O fósforo é um mineral essencial para o metabolismo do organismo animal onde possui um papel muito importante no desenvolvimento e manutenção das estruturas ósseas
(...)
Os compostos de fósforo intervêm em funções vitais para os seres vivos, sendo considerado um elemento químico essencial. O fósforo tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato.
A falta de alguns fosfatos prejudica muito a qualidade de vida e em diversos casos acarreta doenças associadas a senilidade e senescência:
(...)

O ácido fosfórico concentrado, que pode conter entre 70 e 75% de pentóxido de fósforo (P2O5) é importante para a agricultura, já que forma os fosfatos empregados para a produção de fertilizantes.
(...)

Fonte: Wikipédia












Trabalho exposto na Rua D. Pedro V -Lisboa





2 comentários:

Luis disse...

Pau de fósforo, um artigo que gosto de usar. Aquele gesto rápido a raspar a lixa... gosto sinceramente. Gostei de os rever sábado em Lisboa.
Abraço.

anA disse...

Agradeço, Luis.
Abraço.