9 de novembro de 2011

A Sábia Figueira / Choveu uma Lenda no Natal

 Duas histórias num livro
Autora Elisabete Lucas 
Ilustrações de Aristides Meneses e anA marques . 
Um convite que me surpreendeu e me deu muita satisfação concretizá-lo.

Uma ilustração é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhospinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico.
São comuns em jornaisrevistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.
ilustração editorial tem origens na Iluminura, utilizada largamente na Idade Média nos manuscritos, mas atualmente difere desta por se servir de meios mecânicos (e mais recentemente de meios fotomecânicos e digitais) para a sua reprodução. Portanto, a sua evolução e história está intimamente ligada à imprensa e à gravura.
A ilustração possui uma tradição antiga que remonta às primeiras formas pictóricas, continuando pela Revolução Industrial até a nossa era digital. Atualmente essa tradição tem sido especialmente importantes para as histórias em quadrinhos e a animação.
Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas por sintetizar ou caracterizarconceitossituaçõesações ou, até mesmo, determinadas pessoas como é o caso da caricatura.

Fonte Wikipédia

anA marques anApintura, artista plástica

4 comentários:

eu disse...

UAU!!! Gostei de saber e ver!
Grande abraço.

Anónimo disse...

Eu bem que sabia que andavas a preparar alguma surpresa.
O livro já está à venda?
Mais um objectivo ...
Sucessos para as vendas. Eu quero um!
Luis

anA disse...

Agradeço as vossa palavras e tb. por terem a generosidade de estarem comigo neste meu percurso um bocadinho difícil mas gratificante.
Um grande abraço.
anA

luisa disse...

Não tens que agradecer. Nós ficamos contentes por partilhares estas tuas conquistas com quem admira o teu trabalho. Vais no bom caminho.
beijo.
Luisa