25 de agosto de 2011

A cereja no topo do bolo


Objeto escultura - Ano 2011
SIMBOLOGIA
Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura no ki (桜の木)), sendo o significado de Sakura flor de cerejeira, a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a daflor que se desprendia da árvore. Já o fruto tem o significado de sensualidade. Por seu vermelho intenso e maduro, a cereja suculenta é talvez o exemplo mais proeminente. O suco de cereja madura é de tão intenso sabor e cor que tem sido freqüentemente comparado ao primeiro gosto do amor. Na aparência, das cerejas têm sido dito que lembram os lábios de uma amante, e quando mordê-lo em uma cereja, o fruto dá a aparência de sangrar. Há muito tempo existe uma ligação erótica para o fruto da árvore de cereja.
Como tatuagem, a cereja representa a castidade feminina e a pureza do amadurecimento da fruta. Uma vez arrancada, no entanto, a cereja representa a perda da inocência e da virtude. Uma cereja provada, sua carne perfurada pelo apetite, não é mais virgem. Uma cereja em chamas fala do desejo insaciável, paixão e luxúria.
A flor da cerejeira já foi considerada uma das flores mais belas, tanto pelo seu formato como pela delicadeza e espessura das suas pétalas. Na Índia essa flor é considerada sagrada, e nas casas que tem essa flor nunca falta nada, diz a lenda da flor de cerejeira da Índia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Cereja

Esta criança que vos canto,
dinâmica, sorridente,
capaz de galgar esquinas,
fazer-se gente,
é a confiança que tenho em vós.
Esta criança não pediu, não chorou,
surgiu e vomitou sorrisos a galope.
Confiou em nós!

...

Esta criança (enquanto criança),
julgar-nos-à dia a dia,
com as mãos banhadas na esperança
que, quando for grande,
tudo será melhor que enquanto criança.

Lisboa, 27 de agosto de 2011

eu disse...

gOSTO muito de cerejas. O texto é bem elucidativo.Obrigada pela cereja gigante . Parabéns.

anA disse...

Ao zé:
O poema é bonito, obrigada por o partilhar aqui.

Ao eu:
Tb gosto de cerejas, das rijas,quando damos uma trinca e fazem barulho.

A ambos, agradeço por virem aqui .
Abraço.
anA