26 de dezembro de 2010


Baía do Mindelo
Acrilico sobre MDF - 70x85 cm - out-2010

Impossivel ficar indiferente à paisagem
A cidade do Mindelo é uma das poucas cidades do mundo onde se respira uma atmosfera invulgar e muito própria, que é sempre difícil descrever por palavras. Ao clima ameno, pautado por uma temperatura suave, juntam-se a harmonia do traçado das ruas e as reminiscências da arquitectura portuguesa em edifícios admiravelmente preservados. O antigo Palácio do Governador (hoje, Palácio do Povo), constitui o expoente máximo dessa preservação e é, porventura, o melhor exemplo de arquitectura colonial portuguesa em África.
Mindelo - Capital Lusófona da Cultura caboverdiana.
Cidade de poetas e artistas, Mindelo é porém famoso e conhecido por algo que muito dificilmente sai da memória de quem o visita. O ritmo das suas noites quentes é algo de único em todo o arquipélago. O luar transforma-se em Sol e as ruas da cidade enchem-se de gente como se de uma festa constante se tratasse. Os jantares ao som de mornas tocadas por mágicos violões e vozes penetrantes sugerem-nos um aperitivo ao desfrute das inúmeras discotecas de timbre africano existentes na cidade.

Na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destaca a morna e coladeira.

Cesária Évora é a celebre cantora mindelense reconhecida mundialmente, tem como alcunha diva dos pés descalços, pois é deste modo que ela se apresenta no palco.

anA marques, pintura,anA, Cabo verde,

2 comentários:

o tal disse...

Foste a Cabo Verde? podias ter dito, eu tb gostava de ir...
Nunca dizes nada!!

anA disse...

Bem,bem...
Não posso dizer tudo.