25 de março de 2010

11 + 11

Milhão de euros doado por Mário Cesariny à Casa Pia vai para escola de artes



Ascende a um milhão de euros e vai ser investido numa escola de artes o dinheiro que o poeta-pintor Mário Cesariny de Vasconcelos, falecido em Novembro de 2006, deixou em contas bancárias e doou à Casa Pia em disposição testamentária.
"Foi, para nós, uma surpresa total e uma emoção muito grande", declarou ao DN Catalina Pestana. Segundo a provedora da Casa Pia, "já existia o projecto para fazer uma escola de artes do Colégio D. Maria Pia, em Xabregas", permitindo a doação "avançar rapidamente" com um plano que, sem este contributo, demoraria a concretizar.

Para Catalina Pestana, "fazia todo o sentido" distinguir uma instituição que "já tinha educado grandes homens do mundo das artes" - como o pintor Gil Teixeira Lopes ou o escultor Martins Correia. "Mário Cesariny nunca tinha tido contactos com a Casa Pia, mas foi um poeta mal-amado durante quase toda a sua vida e lembrar-se de mal-amados para fazer deles seus herdeiros é qualquer coisa que me emociona muito", remata a provedora

Recorde-se que o poeta e artista, além da remuneração mensal fixa, proveniente da sua editora, a Assírio & Alvim, e dos direitos de autor, recebeu, nos últimos anos, o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores (25 mil euros) e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas (35 mil euros). Entretanto, tinha transaccionado o depósito e a conservação da sua obra plástica, com a Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão.

Sem comentários: