27 de junho de 2009

Maria Agustina Sotomayor (una menina)

Fragmento - Óleo sobre tela - ano 2009



Legenda da obra de Velasquez - "Las Meninas".


1 - Infanta Margarida
2 - Dona Isabel de Velasco
3 - Dona Maria Agustina Sarmiento de Sotomayor
4 - Mari-Bárbola é a anã hidrocéfala
5 - Nicolasito Pertusato
6 - Dona Marcela de Ulloa
7 - guarda-damas - Diego Ruiz Azcona
8 - Dom José Nieto Velázquez
9 - Velázquez.
10,11 - Filipe IV e a sua esposa Mariana de Áustria
12 - Alcázar - Cão ( baptizado por mim. Cão que partilha os mesmos espaços que os reis , tem que ter nome.)




24 de junho de 2009

Las meninas (continuação)


As meninas do séc. XXI - Fragmento - oleo sobre tela
Las meninas de Velasquez
Nomeada originalmente como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o Palacio Real de Madrid em 1750, passando ao Museu do Prado em 1819 e recebendo, posteriormente, o título de Las Meninas. Embora "menina" seja uma palavra da língua portuguesa, era usada na corte espanhola com o sentido de "dama de companhia".
É uma das obras pictóricas mais analisadas e comentadas no mundo da arte. Como tema central amostra a infanta Margarida de Áustria, apesar que a pintura apresenta outras personagens, incluída o próprio Velázquez. O artista resolveu com grande habilidade os problemas de composição do espaço, a perspectiva e a luz, graças ao domínio que tinha do tratamento das cores e tons junto com a grande facilidade para caracterizar as personagens.[1] Um espelho colocado na parte do fundo da pintura reflete as imagens do rei Filipe IV da Espanha e a sua esposa Mariana de Áustria, segundo uns historiadores, entrando na sessão de pintura, e segundo outros, posando para ser retratados por Velázquez; neste caso seria a infanta Margarida e os seus acompanhantes os que vinham de visita para ver a pintura dos reis ...
...
Perante a recusa de Margarita em posar (nem a dama de honor, ajoelhada junto da princesa a conseguiu convencer) junto dos pais, Velásquez altera e subverte todos os cânones da pintura da época.
Esta recusa impossibilitou a finalização do quadro encomendado com os 3 elementos (rei, rainha e princesa) - ‘’A família’’
Ver mais: Aqui
Próxima Conferência
“Da 'La Familia de Felipe IV' a 'Las Meninas' - Nomes ou os condicionantes do olhar”pela Dr.ª Sofia Raposo.

Sinopse:
Através desta obra de Velásquez interrogamo-nos acerca de um aspecto da constituição de sentido de uma obra, refiro-me ao acto de conferir um nome/título a algo.Entendendo o quadro como texto a decifrar, compreender e dotar de significação até que ponto pode o seu nome condicionar esse exercício?Pretende-se olhar para o quadro de Velásquez de duas perspectivas diferentes, as das designações 'Las Meninas' e 'La Familia de Felipe IV'.Convém adiantar que só em pleno século XIX o quadro foi intitulado 'Las Meninas'. Olhemos então para o retrato da família...

6ª feira, dia 26 Junho 2009, pelas 21H00Fórum Municipal Romeu Correia, Sala Pablo NerudaPraça da Liberdade – Almada
Tel. 212 724 920
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Especialização em História e Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências de Lisboa.

16 de junho de 2009

Las meninas

Fragmento - óleo sobre tela


A partir de uma ideia do filósofo e artista plástico José Neto, irá decorrer no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, o projecto “Repensar – Las meninas”.
Este tema motivará uma futura exposição colectiva de arte, na qual vinte artistas convidados exporão as suas interpretações contemporâneas, relativas à célebre obra de Diego Velásquez. Essa mostra será antecedida por um ciclo de conferências, gerando dessa forma uma oportunidade de diálogo entre pensadores, artistas e o público. O objectivo geral destes encontros não será o habitual contexto da História da Arte, mas o entendimento da arte como uma forma de registo do pensamento e dos conteúdos da consciência de autor.

Ciclo de conferências
22 Maio pelas 21H00, “Em torno da especulação” por José Neto
26 Junho pelas 21H00, “Da 'La Familia de Felipe IV' a 'Las Meninas' - Nomes ou os condicionantes do olhar” por Sofia Raposo
31 Julho pelas 21H00, “Las meninas: A força da aporia” por Paulo Frazão
13 Agosto pelas 21H00, “Velásquez, pintor Ibérico” por Paulo Machado de Jesus
04 Setembro pelas 21H00, “A dúvida de ‘Las meninas’ de Velásquez” por Fernando Wintermantel

Exposição colectiva
“Repensar – Las meninas”

Pintura: Ana Cassiano; anA marques; Aristides Meneses; Cara-Nova; Firmo Silva; Francisco Rousseau; Jorge Bandeira; Luís Athouguia; Paulo Medeiros; P. Charters d’Azevedo ; Raquel Martins; Ricardo Passos Victor Lages
Escultura : Artur Varela; Luís Fernandes; Nicolau Campos; Pé-Leve;
Instalação : Paula Rousseau; Zé Neto
Fotografia : Claudio Moraes Sarmento

Organização: José Neto
Assessores: Márcio Machado; Sofia Raposo

Todas as conferências serão de acesso livre.

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1 de junho de 2009

Corrosão


A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar oxida-se e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original. Para evitar que as máquinas, ferramentas e demais objetos feitos de ferro se decomponham por causa da oxidação é necessário evitar que o entrem em contato com o oxigénio, o que pode ser obtido através da pintura, ou cobertura da superfície de ferro com óleo ou outras substâncias ubrificantes, ou ainda através da mistura com metais de sacrifício.
Esta tampa de bidão não foi salvaguarda e esteve anos em contacto com o Oxigénio e a água.
Recolhi-a num passeio pelo campo.
Presentemente está numa exposição sobre o ambiente a decorrer até dia 10 de Junho no concelho da Amadora.
Colaboração para Fabrica de Letras - Tema "Velhice"