18 de setembro de 2009

Las Meninas

As Meninas - Técnica Mista sobre mdf - 2009
Repensar ´´Las Meninas’’ de Velasquez

Pensei, repensei, planeei, pesquisei, ouvi… dei voltas e voltas…
Física e mentalmente ,foi para mim irrealizável viajar até 1656, ano da conclusão do quadro “Las meninas”. Tentar copiá-lo (?) sentir a época (?). Impossível.
Nesta impossibilidade, decidi então optar por trazer/imaginar Velásquez no séc. XXI, e questionei-me:
Como abordaria DiegoVelásquez uma cena do quotidiano – social, económico, cultural- com Meninas num contexto actual e mais concretamente nos últimos anos.
Fiz vários estudos. Figurativos e menos figurativos.
Dos menos figurativos, que são os que me agradam, escolhi este. Pelo acaso da cabeça do cão e do corpo feminino deitado. Pela economia de meios. Pelas cores. Pelos contornos corporais simples e despreocupados com a "exactidão" de formas e volumes.

anA
Lisboa,Julho de 2009



4 comentários:

eu e o rui disse...

Foi um convivio ''e tanto''.
Já faz um tempinho que não via tanta gente numa exposição.
Foi bem esgalhada.Parabens
Um abraço.
Eu e o rui

telma disse...

o seu quadro é muito interesante e o texto tb.
Achei a ideia de trazer Velasquez ao nosso convivio, uma ideia brilhante.
anA, sucessos para o seu percurso.
Um beijinho
Telma

Anónimo disse...

Gosto deste teu quadro,das cores
Um beijinho
Luis

ferreiralopes disse...

Esta sua pintura extasia-me.
Adoro !
Eu olho e torno a olhar...
Um abraço.