27 de junho de 2011

A cor dos meus dias

Acrílico sobre madeira - Maio 2011 - 30x40 cm

É incrível como, em apenas uma fracção de segundo, as nossas vidas podem mudar!"
E mudam;  umas vezes para sempre ,outras vezes temporariamente.
A cor dos meus dias, definitivamente.
anA,  anapintura, ana marques, artista plástica, abstrato

19 de junho de 2011

IparKart em Lisboa



No passado dia 16 de Abril de 2011, o colectivo zaat associa-se a Iparkart e leva as ruas de Lisboa num evento europeu de divulgação artística contemporânea que junta cidades como Toulouse, Caen, Naples, Turin, Madrid, London, Sassari, Kazan... I Park Art é um projecto de guerilla criativa urbana cujo intuito é a re-apropriação do espaço público pela acção artística. A ideia concentra-se na ocupação temporária dos lugares de estacionamento após o devido pagamento do bilhete. Através o acto do pagamento, estabelece-se um contrato de alojamento que prevê um acordo de ocupação temporária do espaço público.
A cidade contemporânea vê cada vez mais os seus espaços ocupados pelos carros de uma maneira obsessiva e compulsiva.
A alteridade do uso do lugar de estacionamento pretende assim desenvolver o fenómemo de sociologia urbana “serendity”, seja a capacidade de provocar espânto. A arte torna-se livre.
O interesse é levar as artes no centro da cidade e no meio da população urbana através uma intervenção que apela a surpresa. Surpresa e espanto são sem duvida fontes de reflexão e de questionamento.
anA pintura anA marques, artes pintora, artista plástica

9 de junho de 2011

As cores do silêncio


Acrílico sobre tela - ano 2011

Alguns dizem que o silêncio é de ouro. Mas isto não passa de uma figura de linguagem. De fato, o silêncio — ausência de som — é negro." (SCHAFER 1967, p. 7).
Vivemos num mundo onde o silêncio é desconfortável. É um mundo de ruído. E esse ruído contínuo interfere com a capacidade de escutar, observar, imaginar...
 No silêncio a imaginação impõe-se, e junto ao negro do silêncio a gama de cores do espectro visível ganha luminosidade e brilho.
Aqui está a potencialidade do silêncio e também do negro.

AI -2011
anApintura, anA marques, galeria dgaj, pintura, pintora, artista plástica

2 de junho de 2011

Estudo de rostos

Diário gráfico - Grafite sobre papel- Ano 2007

anApintura , anA marques, pintora, artista plástica, criança,