30 de janeiro de 2011

A vida como uma guerra

IInstalação -Espada de Almirante, tela e tinta acrílica sobre tela (pormenor) - ano 2010
anA marques

´Life as war é um documentário que serve de tema à próxima exposição colectiva do Projecto Arte&mente de José Neto

Naqoyqatsi: Life as war é um documentário lançado em 2002 dirigido por Godfrey Reggio com música do compositor Philip Glass e com trechos executados pelo violoncelista Yo-Yo Ma.

Fonte: wikipédia

anA marques, anapintura, anA, Malaposta, pintura na malaposta, projecto Arte&mente de José Neto

18 de janeiro de 2011

Touro Ferido

Acrílico sobre cartão - ano 2010 - 15x 25cm

anA marques, ana pintura,artista plastica.- Acabar com as touradas e deixar de fazer sofrer os animais.

12 de janeiro de 2011

As Palavras

Um video para todos os que gostam de desenhar letras ou ler as desenhadas pelos outros .
Vão gostar de certeza.



anA marques,anApintura,artista plastica,anA

11 de janeiro de 2011

Verdade, amor, razão, merecimento

Parede (paredal) 370x280 cm -
caneta feltro sobre parede - ano 2011

Intervenção na Sala de Estudo dos alunos no CED. D. Maria em Lisboa
---------------
Luís Vaz de Camões (1524/25?-1580) é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua . Sua biografia, permeada de lendas, nunca pôde ser totalmente reconstituída por falta de documentação. Sabemos que o poeta nasceu pobre e morreu quase miserável, solitário e infeliz. Com pouco mais de vinte anos (1549), perdeu o olho direito em Ceuta (Marrocos), onde servia como soldado raso. Regressando a Lisboa, levou vida boêmia e agitada. Uma briga, em que feriu um servidor do paço, foi causa de sua prisão, em 1552, e de seu desterro para o Oriente em 1553. Durante três anos prestou serviço militar na Índia, seguindo depois para Macau. Nadando com apenas um braço, teria salvado o manuscrito de seu poema épico Os Lusíadas. Em 1569 voltou a Lisboa, onde morreu em 10 de junho de 1580.

(...)
Temas mais abstractos como o do desconcerto do mundo (expresso no soneto «Verdade, Amor, Razão, Merecimento» ou na esparsa «Os bons vi sempre passar/no mundo graves tormentos»), a passagem inexorável do tempo com todas as mudanças implicadas, sempre negativas do ponto de vista pessoal (como observa Camões no soneto «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades»), as considerações de ordem autobiográfica (como nos sonetos «Erros meus, má fortuna, amor ardente» ou «O dia em que eu nasci, moura e pereça», que transmitem a concepção desesperançada, pessimista, da vida própria), são outros temas dominantes da poesia lírica de Camões.
.

anA marques, anApintura, palavras,artista plástica

7 de janeiro de 2011

Camões no Oriente

Jardim de Camões em Macau - Foto de 2006



Canto IV -Lusiadas -Técnica mista sobre tela

Gruta no Jardim do Poeta Luis de Camões - Macau
anA marques,anA, pintura, artista plástica,

1 de janeiro de 2011

O Atelier

............... YES, WE CAN! ...............
............... I HAVE A DREAM! ...............
(...)o que desejamos é que alguém nos ajude a abrir a janela de sonho, de esperança,... para que possamos ver o arco-iris após um dia de chuva... e depois, depois deixar entrar o Sol , o cheiro do Rio Tejo e fazer o que gostamos.


.

.........................

Um estúdio ou atelier é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Incluem-se nesta definição não só qualquer pequena sala onde um indivíduo trabalha na sua fotografia, vídeo, ilustração, escultura, pintura, animação, música, rádio etc., mas também grandes edifícios, como ocorre na indústria fonográfica e cinematográfica.

A etimologia da palavra "estúdio" deriva da palavra do Latim studere que pode ser traduzido como a "ânsia de conseguir algo", também existe como uma adaptação do termo em inglês "studio".

O termo francês para estúdio, atelier, além de designar um estúdio artístico, é utilizado para caracterizar o estúdio de um designer de moda ou mesmo artesão — nesta última forma, é frequente a presença de cavaletes, mesas de desenho, suportes para escultura, etc, nos ateliers.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%BAdio
anApintura, anA, anA marques, anA, artista plástica, timor, dili,atelier em lisboa,